GARANTA A EXCELÊNCIA EM SEU TRABALHO E CARREIRA ATRAVÉS DA ESPECIALIZAÇÃO EM TEA.

O curso visa divulgar o conhecimento científico e práticas Clínicas e educacionais que contribuem com a melhoria da Qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA(Autismo).

OBJETIVO DO CURSO

Apresentar as características e a heterogeneidade das alterações que acometem o desenvolvimento de pessoas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), desde o diagnóstico até suas demandas de Intervenção nos contextos terapêuticos, familiar e Educacional. Com isso, espera-se poder contribuir com a Formação e Especialização de profissionais interessados, para que possam avaliar suas práticas Clínicas e educacionais e aprimorá-las.

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados nas áreas da Saúde, Educação e outras áreas do conhecimento.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER
EM CADA 
DISCIPLINA E AULA?

O QUE VOCÊ VAI APRENDER
EM CADA 
DISCIPLINA E AULA?

PROFESSORA: DRA. LAURA MANSUR

DISCIPLINA

01

60H

CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS

  • Módulo 1 - A História do Autismo no Mundo

  • Módulo 2 - Sinais de Alerta para o Transtorno Do Espectro Autista (TEA)

  • Módulo 3 - Diagnóstico do TEA)

  • Módulo 4 - Dúvidas Frequente

PROFESSORA: DRA. ODILA MANSUR

DISCIPLINA

02

60H

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E INTERVENÇÃO PRECOCE

  • Módulo 1 - Neurodesenvolvimento Típico

  • Módulo 2 - Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • Módulo 3 - Identificação Precoce de Riscos para Autismo (TEA)

  • Módulo 4 - Intervenção Precoce no Autismo

PROFESSOR: FÁBIO COELHO

DISCIPLINA

03

60H

AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES DERIVADAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

  • Módulo 1 - Análise do Comportamento Aplicada ao TEA

  • Módulo 2 - Estratégias de Avaliação

  • Módulo 3 - Estratégias de Intervenção

  • Módulo 4 - Estudo de Casos

PROFESSOR: DR. DJALMA F. FREITAS

DISCIPLINA

04

60H

NEUROPSICOLOGIA

  • Módulo 1 - Princípios Fundamentais da Neuropsicologia

  • Módulo 2 - Desafios Enfrentados nas Avaliações Neuropsicológicas Aplicadas ao TEA

  • Módulo 3 - Instrumentos Neuropsicológicos usados na Avaliação do TEA

  • Módulo 4 - Manejos Comportamentais na Avaliação Neuropsicológica aplicada ao TEA

PROFESSOR: FÁBIO COELHO

DISCIPLINA

05

60H

HABILIDADES SOCIAIS

  • Módulo 1 - Habilidades Sociais e TEA

  • Módulo 2 - Avaliação das Habilidades Sociais

  • Módulo 3 - Ensino de Habilidades Sociais

  • Módulo 4 - Estudos de Caso

PROFESSORA: DRA. CAROLINA QUEDAS

DISCIPLINA

06

60H

DESENVOLVIMENTO MOTOR

  • Módulo 1 - Desenvolvimento Motor em Bebês e Sinais Precoces de Autismo

  • Módulo 2 - Desenvolvimento Motor na Infância e Adolescência

  • Módulo 3 - Desenvolvimento Motor na Fase Adulta

  • Módulo 4 - Avaliações Motoras Aplicadas no TEA

PROFESSORA: VALÉRIA SANTOS

DISCIPLINA

07

60H

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

  • Módulo 1 - Desenvolvimento da Comunicação Oral e os Transtornos da Linguagem Oral na Infância

  • Módulo 2 - Abordagem Fonoaudiológica no TEA

  • Módulo 3 - Comunicação Aumentativa Alternativa

  • Módulo 4 - Como se tornar um Parceiro de Comunicação Eficiente

PROFESSORA: FERNANDA CARNEIRO

DISCIPLINA

08

60H

TERAPIA OCUPACIONAL E REORGANIZAÇÃO SENSORIAL

  • Módulo 1 - A Teoria de Integração Sensorial de Ayres

  • Módulo 2 - Compreendendo as disfunções de Integração Sensorial

  • Módulo 3 - Regulação Sensorial e Estratégias

  • Módulo 4 - O Conhecimento do Desempenho Ocupacional e suas Alterações

PROFESSORA: NATHALIA BELMONTE

DISCIPLINA

09

60H

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO ESTRUTURADO

  • Módulo 1 - Falando de Autismo e Estrutura

  • Módulo 2 - O Ensino Estruturado

  • Módulo 3 - Modelo Teacch

  • Módulo 4 - Práticas de Avaliação e Intervenção no Teacch

PROFESSORES: FÁBIO COELHO E WILLIAN CHIMURA

DISCIPLINA

10

60H

METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • Módulo 1 - Introdução

  • Módulo 2 - Tipos de Estudos

  • Módulo 3 - Concebendo um Artigo

  • Módulo 4 - Analisando Artigos

DEPOIMENTOS SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM TEA DA
ACADEMIA DO AUTISMO

DEPOIMENTOS SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM TEA DA ACADEMIA DO AUTISMO

NOSSOS PROFESSORES

COMO VAI FUNCIONAR?

COMO VAI FUNCIONAR?

INÍCIO DAS AULAS

31/07/2023

CONTEÚDO

MÓDULOS GRAVADOS E ACESSO A MENTORIA POR 2 ANOS

VOCÊ PODE ASSISTIR ONDE E QUANDO QUISER

COMUNIDADE EXCLUSIVA

OS ALUNOS PODERÃO SE CONHECER E FAZER NETWORKING EM UM GRUPO EXCLUSIVO NO WHATSAPP

VOCÊ PODE ASSISTIR ONDE E QUANDO QUISER

CONTEÚDO

MÓDULOS GRAVADOS E ACESSO À MENTORIA POR 2 ANOS

COMUNIDADE EXCLUSIVA

OS ALUNOS PODERÃO SE CONHECER E FAZER NETWORKING EM UM GRUPO EXCLUSIVO NO WHATSAPP

CERTIFICADO

COM CARGA HORÁRIA DE 600 HORAS

CERTIFICADO DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO NACIONAL DO MEC, COMO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO, TENDO VALIDADE PARA DIVERSOS FINS, COMO:

Caso você não goste, ou por qualquer motivo decida cancelar sua matrícula, basta solicitar o reembolso no prazo de até 15 dias da sua inscrição, e farei imediatamente a devolução do valor pago, sem nenhum questionamento.

QUAL É O INVESTIMENTO PARA FAZER PARTE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você.

ESTÁ COM ALGUMA DÚVIDA?
As mensalidades podem ser pagas através de boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. O curso também pode ser pago à vista.

Todas as aulas e materiais da pós graduação ficarão disponíveis para você acessar quando quiser por 2 anos

Sim, você poderá utilizar o próprio ambiente virtual para seus questionamentos.
Sim, as aulas são 100% online, o que lhe permitirá assistir de onde estiver e no momento que for melhor para você.

As aulas do curso serão liberadas todas as segundas-feiras, sempre às 20h, e você poderá assistir às aulas em qualquer horário e quantas vezes quiser, por 2 anos, sem risco de perder nenhuma aula.

Todas as aulas permanecerão disponíveis para você assistir nos melhores horários para você, sem risco de perder nenhuma aula.
Sim, todo o conteúdo do curso tem embasamento científico, sempre com fontes das pesquisas mais atuais em cada área.
A carga horária total de curso é de 600 horas.
Sim, haverá certificado de 600 horas, constando todo o conteúdo programático.

Sim, o curso tem reconhecimento do MEC pela Faculdade Focus e validade nacional. Você pode consultar o registro do curso no e-MEC através deste link: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjE1Nzc=/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTc2ODU3

Assim que efetivar sua inscrição e seu pagamento for aprovado (no caso de boleto bancário pode levar até 48 horas úteis), enviaremos para o seu e-mail os dados de acesso do ambiente de estudos virtual.
A Academia do Autismo é associada à ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), e Fábio Coelho é sócio da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBR) e Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

Sim, a Faculdade Focus é uma instituição de ensino credenciada no Ministério da Educação (MEC) e todos os seus cursos são regulamentados pelo mesmo. Você pode conferir todas as informações no site da faculdade: https://faculdadefocus.com.br/

Registro da Faculdade Focus no e-MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjE1Nzc=

é opcional e consiste em um Artigo Científico que deverá ser entregue 60 dias antes do prazo final de acesso ao curso.

Após a conclusão do curso, aprovação nas disciplinas e entrega dos documentos obrigatórios, o certificado será emitido e enviado para o aluno no prazo de 90 dias.
  • a) Carteira de identidade oficial (RG);
  • b) CPF;
  • c) Comprovante de residência, com no mínimo 90 dias desde a emissão;
  • d) Diploma de graduação do curso de graduação emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação ou revalidado, em caso de diplomas emitidos por universidades estrangeiras.
  • Sim, cada disciplina terá uma avaliação, onde o aluno precisará ter um aproveitamento de 70% ou mais para aprovação.

Pode, mas para emissão do certificado de especialização, é necessário que apresente a documentação obrigatória e o diploma da graduação emitido por uma instituição de ensino brasileira ou revalidado, em caso de diplomas emitidos por universidades estrangeiras. Caso contrário, terá acesso somente ao certificado de curso livre da Academia do Autismo.

Pode, mas para emissão do certificado de especialização, é necessário que apresente a documentação obrigatória e o diploma da graduação emitido por uma instituição de ensino brasileira ou revalidado, em caso de diplomas emitidos por universidades estrangeiras. Caso contrário, terá acesso somente ao certificado de curso livre da Academia do Autismo.
Sim, mas atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente. Primeiramente, é necessário entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil. De acordo com a regulamentação, apenas as universidades públicas podem revalidar diplomas: “Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”. (Art. 48, § 2º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20/12/1996). Caso o aluno não apresente a documentação necessárias, ou não tenha graduação no Brasil, ou revalidada, não receberá certificado de pós, de acordo com a legislação nacional.

LAURA MANSUR

Médica formada pela Faculdade de Medicina de Campos - 2012; Pediatra formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) - 2014; Especialista em Desenvolvimento e Comportamento Infantil; Pediatra concursada das prefeituras de Campos dos Goytacazes-RJ e Macaé-RJ.

DRA. ODILA MANSUR

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1982); Especialista em Educação Médica (1997); Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001); Doutora em Educação, linha de Educação Inclusiva, na UERJ (2018); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019); Pedagoga e Professora assistente da Cadeira de Pediatria da Faculdade de Medicina de Campos, desde 2002; Coordenadora de Extensão da Faculdade de Medicina de Campos; Pedagoga do Instituto Federal Fluminense- Campos/RJ; Coordenadora do Ambulatório Interdisciplinar de Atenção à Criança, no Hospital dos Plantadores de Cana de Campos/RJ.

Faculdade de Medicina de Campos; Coordenou Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, e na Faculdade de Medicina de Campos. Pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Comunicação Alternativa (LATECA - UERJ). Pesquisadora CNPQ, do Núcleo de Estudos Avançados em Educação, do Instituto Federal Fluminense; tem interesse por pesquisa em Infância e autismo e desenvolve pesquisa sobre o tema, bem como tem interesse nos temas Formação de Professores, Educação Inclusiva, Educação Médica. Autora de 05 livros; foi coordenadora Geral do Programa Parfor no Instituto Federal Fluminense, até 2016.

FÁBIO COELHO

Psicólogo (Universidade Veiga de Almeida) Especialista em Transtornos do Espectro Autista (Uniara). Possui especialização em Neuropsicologia (Unyleya), Análise do Comportamento Aplicada para autismo e deficiência intelectual (Universidade Celso Lisboa) e Mestrando na área da Educação (Unicarioca). Tem larga experiência em autismo e intervenção ABA, temas nos quais já participou de diferentes congressos nacionais e internacionais e ministrou cursos presenciais e à distância. Também tem experiência em avaliação diagnóstica infantil, habilidades sociais e estilos parentais. É Sócio-diretor e Professor da Academia do Autismo, Sócio-Diretor, Supervisor clínico do Centro Mosaico (Rio de Janeiro), Coordenador da pós graduação em Terapia analítico comportamental infantil do CBI of Miami/Celso Lisboa e Professor da pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista (Academia do autismo/FOCUS).

Fábio também é International Behavior Analyst (IBA)/Supervisor internacional em ABA certificado pelo International Behavior Analysis Organization® (IBAO). O IBAO (https://www.theibao.com/) é uma das principais reguladoras da Análise do Comportamento do mundo e tem como missão garantir práticas éticas, proteger os consumidores e manter padrões adequados no campo da ABA.

Sobretudo, Fábio é pai do Guilherme e do Fernando, ambos diagnosticados no Espectro Autista, e marido de Mayara.

Currículo lattes do professor: https://lattes.cnpq.br/5224213314919712

DRA. CAROLINA QUEDAS

Possui Graduação em Educação Física e Fisioterapia. Doutora e mestre em Distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie. Pós-graduação em física adaptada para populações especiais e Psicomotricidade. Graduação em Fisioterapia e Educação Física. Gestora do projeto TEA em movimento, em Osasco. Coordenadora e Docente de curso de Graduação em Educação Física em SP. Docente de Pós-graduação em diversas Universidades. Professora da rede estadual há 14 anos.

VALÉRIA SANTOS

Membro da ISAAC-Brasil, International Society for Augmentative and Alternative Communication. Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS); Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista TEA pela Child Behavior Institute of Miami (CBI of Miami); pós-graduanda em Neurociências - pela UFMG. Qualificação profissional em Uso terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

FERNANDA CARNEIRO

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Castelo Branco (2005) e pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa pela Escola Zang Fu de Acupuntura Clássica (2009). Tem experiência em reabilitação física e saúde mental em neonatologia e pediatria em clínicas e hospital geral. Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), onde leciona as disciplinas de Integração Sensorial, Corporeidade em Terapia Ocupacional, Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional Hospitalar. Formada no Tratamento Neuroevolutivo Conceito Bobath Infantil e possui Certificação Internacional em Integração Sensorial pela University South of California (USC) e a Western Psychological Services (WPS). Atualmente Coordenadora da Clínica Escola do IFRJ - Campus Realengo.

NATHALIA BELMONTE

Pedagoga desde 2006(UVA), já atuou como professora regente e em Sala de Recursos Multifuncional. Psicopedagoga clínica e Institucional, Analista do comportamento/ terapeuta ABA, especialista em Intervenção ABA no autismo e Deficiência intelectual pelo CBI of MIAMI. Atua no contexto educacional como orientadora pedagógica desde 2011 e no contexto clínico desde 2012 com avaliação e intervenção no TEA. Especialista em Neuropsicologia e em Gestão Educacional. Graduanda em psicologia e mestranda em intervenção precoce no desenvolvimento. Professora da Academia do Autismo. Palestrante em eventos e cursos a nível nacional. Sua missão é ensinar por meio de cursos, palestras e consultorias no que tange à Educação e ao desenvolvimento infantil priorizando uma prática assertiva e inclusiva, minimizando as dificuldades nos transtornos do neurodesenvolvimento. Sobretudo, ajudar famílias, professores e alunos a desenvolverem o seu maior potencial de aprendizagem por meio de técnicas e estratégias que já vivenciou ao longo de quase 20 anos de experiência educacional.

WILLIAN CHIMURA

Willian Chimura é tecnólogo e mestrando em Informática para Educação pelo IFRS Porto Alegre. Desenvolve artefatos tecnológicos focados em intervenção para autismo e atua como divulgador científico sobre tópicos diversos relacionados ao autismo.