Descubra a chave para uma avaliação precisa do TEA!

Os instrumentos de avaliação e rastreio de diagnóstico são sua melhor escolha para identificar e compreender o Transtorno do Espectro Autista. Maximize a eficiência e a confiabilidade do diagnóstico com ferramentas especializadas.

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A Academia do Autismo já treinou mais de 30000 pais, educadores e terapeutas de indivíduos com TEA em todo o Brasil.

Sobre o curso Instrumentos de Avaliação e Rastreio de Diagnóstico do TEA

O uso de instrumentos padronizados para avaliação dos fatores de risco do TEA tem sido amplamente recomendado para rastrear os sinais precoces, possibilitando, assim, que a criança inicie um tratamento adequado antes mesmo de um diagnóstico formal, haja vista que as evidências científicas apontam sobre os potenciais benefícios que a intervenção precoce proporciona. Neste sentido, para suprimir tal demanda, elaborou-se o curso “Instrumentos de Avaliação e Rastreio de Diagnóstico do TEA”.

Os testes, escalas e protocolos de rastreio para o TEA, apresentados no decorrer do curso, possuem a finalidade de rastrear se há hipótese de indícios, ou não, de possibilidades de o  paciente estar no TEA. Se, por exemplo, nos resultados dos protocolos de rastreio, confirmar risco para o TEA, sugere-se o encaminhamento dos pais e familiares do paciente ao médico especialista que realizará o diagnóstico.

Público alvo

Neuropsicólogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Pediatras, Psiquiatras, Assistentes Sociais, Nutricionistas e demais profissionais e estudantes da área de saúde e educação.

Pais e familiares com pessoas diagnosticadas com TEA e interessados no assunto.

Objetivo do curso

Promover a capacitação do uso de instrumentos de rastreio do TEA que são validados e padronizados no Brasil e que não são restritos a nenhuma área de atuação ou profissão, sendo considerados de domínio público para o aprimoramento da prática profissional na área da saúde e educação, assim como aos pais e familiares de pessoas diagnosticadas com TEA e interessados no assunto.

Abordar sobre protocolos, escalas e testes para rastreio indicados conforme a idade e sua aplicabilidade em cada caso.

Orientar sobre como deve ser realizado um modelo de relatório e a condução das devolutivas aos familiares.

Conteúdo Programático:

Módulo 1
Atualização diagnóstica do TEA conforme DSM-5 e CID-11 e procedimentos para avaliação

Aula 1 – Atualização diagnóstica do TEA conforme DSM-5 e CID-11

Aula 2 – Marcos do desenvolvimento e sinais precoces de TEA

Módulo 2
Escala M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers)

Aula 1 – Apresentação da escala M-CHAT

Aula 2 – Aplicação e correção da escala M-CHAT

Módulo 3
Autism Behaviour Checklist (ABC) / Inventário de Comportamentos da Criança Autista (ICA)

Aula 1 – Atualização diagnóstica do TEA conforme DSM-5 e CID-11

Aula 2 – Marcos do desenvolvimento e sinais precoces de TEA

Módulo 4
Avaliação de Traços
Autísticos (ATA)

Aula 1 – Apresentação da escala ATA

Aula 2 – Aplicação e correção da escala ATA

Módulo 5
Autism Screening Questionnaire (ASQ) / Questionário de Avaliação do Autismo

Aula 1 – Apresentação do questionário ASQ3

Aula 2 – Aplicação e correção do questionário ASQ3

Módulo 6
Escala de Classificação de Autismo na Infância (CARS)

Aula 1 – Apresentação da escala CARS

Aula 2 – Aplicação e correção da escala CARS

Módulo 7
Escala de Responsividade Social (SRS-2)

Aula 1 – Apresentação da escala SRS-2

Aula 2 – Aplicação e correção da escala SRS-2

Módulo 8
Relatório de devolutiva às famílias

Aula 1 – Modelo de devolutiva e relatório aos pais ou cuidadores

Módulo Bônus
Apresentação de outros instrumentos de rastreio de diagnóstico
Aula 1 – Apresentação da ADI-R
Aula 2 – Apresentação do ADOS
Aula 3 – Apresentação da Vineland-3
Aula 4 – Apresentação do PROTEA-R
Conheça

Renata Massalai

Professora, psicóloga e mestre em neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com formação e experiência clínica há mais de 9 anos. Possui expertise em avaliação neuropsicológica infantil. Pesquisou evidências de validade de um instrumento informatizado de avaliação de funções executivas em crianças nas escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, contribuindo significativamente a amostragem, obtendo resultados fidedignos de pesquisa, avanço psicométrico e busca de inovação tecnológica para avaliação neuropsicológica tendo seu trabalho publicado em revista neurocientífica. Possui formação e cursos em Análise do Comportamento Humano, alfabetização para Autismo e especialização em gestão de pessoas. Professora e palestrante em cursos a nível nacional.

Renata também é professora do curso Neuropsicologia e Funções Executivas no TEA, pela Academia do Autismo.

Certificado com carga horária de 100 horas

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Caso você não goste, ou por qualquer motivo decida cancelar sua matrícula, basta solicitar o reembolso no prazo de até 15 dias da sua inscrição, e farei imediatamente a devolução do valor pago, sem nenhum questionamento.

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O Curso pode ser pago através de Cartões de Crédito e boleto bancário.
Não. O pagamento é feito pelo curso completo, podendo ser parcelado no cartão de crédito.
Todas as aulas e materiais do curso ficarão disponíveis para você acessar quando quiser pelo período de 12 meses.

Não serão ensinados neste curso, a aplicação e correção de testes de uso exclusivo de Psicólogos ou de qualquer outra profissão.

Você fará parte de uma comunidade exclusiva, além de poder utilizar o próprio ambiente virtual para seus questionamentos.
Sim, as aulas são 100% online, o que lhe permitirá assistir de onde estiver e no momento que for melhor para você. As aulas serão liberadas por módulo, sendo 1 módulo a cada 3 dias.
Todas as aulas permanecerão disponíveis para você assistir nos melhores horários para você, sem risco de perder nenhum aula.
Sim, o certificado poderá ser emitido na própria plataforma ao final de todas as aulas. Consulte informações sobre carga horária mais acima nesta mesma página.
Os cursos da Academia do Autismo seguem a legislação brasileira sobre cursos livres (Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97) e são válidos para diversos fins, não sendo regulados pelo MEC.
Ao efetivar sua inscrição enviaremos, em alguns minutos, para o seu email os dados de acesso ao seu ambiente de estudos virtual. Lá você já encontrará as aulas liberadas, e em seguida, seguindo o cronograma, as aulas dos módulos seguintes.
A Academia do Autismo é associada à ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), e Fábio Coelho é sócio da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBR) e Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).