Descubra a chave para uma avaliação precisa do TEA!
Os instrumentos de avaliação e rastreio de diagnóstico são sua melhor escolha para identificar e compreender o Transtorno do Espectro Autista. Maximize a eficiência e a confiabilidade do diagnóstico com ferramentas especializadas.
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A Academia do Autismo já treinou mais de 30000 pais, educadores e terapeutas de indivíduos com TEA em todo o Brasil.
O uso de instrumentos padronizados para avaliação dos fatores de risco do TEA tem sido amplamente recomendado para rastrear os sinais precoces, possibilitando, assim, que a criança inicie um tratamento adequado antes mesmo de um diagnóstico formal, haja vista que as evidências científicas apontam sobre os potenciais benefícios que a intervenção precoce proporciona. Neste sentido, para suprimir tal demanda, elaborou-se o curso “Instrumentos de Avaliação e Rastreio de Diagnóstico do TEA”.
Os testes, escalas e protocolos de rastreio para o TEA, apresentados no decorrer do curso, possuem a finalidade de rastrear se há hipótese de indícios, ou não, de possibilidades de o paciente estar no TEA. Se, por exemplo, nos resultados dos protocolos de rastreio, confirmar risco para o TEA, sugere-se o encaminhamento dos pais e familiares do paciente ao médico especialista que realizará o diagnóstico.
Neuropsicólogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Pediatras, Psiquiatras, Assistentes Sociais, Nutricionistas e demais profissionais e estudantes da área de saúde e educação.
Pais e familiares com pessoas diagnosticadas com TEA e interessados no assunto.
Promover a capacitação do uso de instrumentos de rastreio do TEA que são validados e padronizados no Brasil e que não são restritos a nenhuma área de atuação ou profissão, sendo considerados de domínio público para o aprimoramento da prática profissional na área da saúde e educação, assim como aos pais e familiares de pessoas diagnosticadas com TEA e interessados no assunto.
Abordar sobre protocolos, escalas e testes para rastreio indicados conforme a idade e sua aplicabilidade em cada caso.
Orientar sobre como deve ser realizado um modelo de relatório e a condução das devolutivas aos familiares.
Aula 1 – Atualização diagnóstica do TEA conforme DSM-5 e CID-11
Aula 2 – Marcos do desenvolvimento e sinais precoces de TEA
Aula 1 – Apresentação da escala M-CHAT
Aula 2 – Aplicação e correção da escala M-CHAT
Aula 1 – Apresentação da escala ATA
Aula 2 – Aplicação e correção da escala ATA
Aula 1 – Apresentação do questionário ASQ3
Aula 2 – Aplicação e correção do questionário ASQ3
Aula 1 – Apresentação da escala CARS
Aula 2 – Aplicação e correção da escala CARS
Aula 1 – Apresentação da escala SRS-2
Aula 2 – Aplicação e correção da escala SRS-2
Aula 1 – Modelo de devolutiva e relatório aos pais ou cuidadores
Professora, psicóloga e mestre em neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com formação e experiência clínica há mais de 9 anos. Possui expertise em avaliação neuropsicológica infantil. Pesquisou evidências de validade de um instrumento informatizado de avaliação de funções executivas em crianças nas escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, contribuindo significativamente a amostragem, obtendo resultados fidedignos de pesquisa, avanço psicométrico e busca de inovação tecnológica para avaliação neuropsicológica tendo seu trabalho publicado em revista neurocientífica. Possui formação e cursos em Análise do Comportamento Humano, alfabetização para Autismo e especialização em gestão de pessoas. Professora e palestrante em cursos a nível nacional.
Renata também é professora do curso Neuropsicologia e Funções Executivas no TEA, pela Academia do Autismo.
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Não serão ensinados neste curso, a aplicação e correção de testes de uso exclusivo de Psicólogos ou de qualquer outra profissão.